Sororidade e um café, por favor? #BEDA6

11:58

(via)
Sabe uma coisa que me chateia? Falta de empatia. 
Essa frieza, esse andar sem olhar pros lados, esse só se preocupar com horários. Lembro duma vez que eu tava indo encontrar minha mãe onde ela trabalha e, caminhando rápido (não tenho fôlego pra correr, desculpa professores(as) de educação física que já tive/tenho) fui surpreendida por uma voz comentando minha camiseta de banda. Era um cara (lembro de ter visto cabelo comprido claro e que ele falava de maneira tri tranquila, meio hippie rs), ele disse algo (sobre música, acredito) e eu respondi de qualquer forma, terminando com um "Báh, foi mal, to com pressa". A resposta dele me faz pensar até hoje:
"Boa pressa"
Pressa pra quê? Ou melhor, por que?
Quando ele respondeu não foi com ironia, foi num tom de conselho. Passei o resto do caminho me indagando o motivo de eu nunca passear por lá, nunca olhar as casas, conhecer gente nova. Vivo ignorando detalhes tão lindos ao meu redor por conta de segundos. A gente se liga tanto no que ainda precisa fazer que não percebe o que está fazendo. Falta empatia, falta por sentimento nos momentos. Falta olhar pros rostos e não pensar no tempo que vai levar pra passar por todas elas, e sim em quem elas são. 


(arquivo pessoal, salvei faz muito tempo)

Sabe uma outra coisa que me chateia? Falta de sororidade.

A melhor explicação sobre sororidade que, pra mim, veio de uma conversa com a Vivian (do Phantasmagorics). Vi esta postagem dela em alguma timeline e reconheci a foto do perfil: já tinha visto aquele ser humano na sala de baixo. No dia seguinte, a procurei e conversamos sobre blogosfera, feminismo... Até que:
"Sabe quando estamos andando na rua sozinhas e de repente vemos outra mulher e dá aquela sensação boa?" 

(A essência é essa, não lembro as palavras que ela usou exatamente).
É exatamente isso. É um sentimento de segurança, de acolhimento, de "eu te entendo, amiga". É um olhar que basta. Todas somos tão diferentes, porém há algo que forte que nos une! É fraternidade, é se ver na outra.

(via)
O que é sororidade no dia-a-dia:
  • Não julgar a colega por suas roupas ou comportamento;
  • Lembrar que somos todas diferentes em tudo, inclusive na aparência, e respeitar isso;
  • Respeitar a sexualidade alheia;
  • Não dar IBOPE pra programas que dão ênfase a uma rivalidade cultural entre nós;
  • Parar de compartilhar posts como: "Amigo homem: verdadeiro" vs "Amiga mulher: invejosa, falsa...", essa rivalidade imaginária não merece ser propagada.
  • Sabe isso de "seu recalque bate e volta, queridinha"? Então, que tal ao invés de disseminar essa ideia, conversar e resolver os problemas com a "queridinha"?
(via)
  • Não aceitar transfobia: cis ou trans, somos todas mulheres;
  • Não diminuir nenhuma luta. Pode parecer pouco pra você uma propaganda sexista, por exemplo, não merece tantos cartazes quando um caso de estupro. Mas lembre-se: todas temos nossos gritos, porém a causa no final é a mesma, não é mesmo?
  • Dialogar sempre (temos bagagens e visões diferentes);
  • Ajudar quem se descobriu feminista agora: afinal, todo mundo começa de algum lugar. Chega disso de "não tenho paciência pra quem ta começando";
  • Ouvir, todas temos nossas próprias angústias e medos.

(via)
  • E, principalmente, saber que nenhuma mulher é menos mulher; Não importa a cor, religião (caso tenha), partido político, se é ou não dona de casa, se quer ou não se casar, se tem ou não filhos. Se nasceu ou não com uma vagina. Ou até, se é ou não feminista: todas merecemos respeito, começando entre nós mesmas. Certo?
Pode parecer loucura, mas juro de dedinho que é possível. E para mudar nossa realidade, nunca se esqueça:

(via)

AFINAL:

(via)


You Might Also Like

0 comentários

Instagram

Like us on Facebook